Faxina!

Talvez eu seja um dos poucos empregados domésticos desta vida tão difícil quanto segurar um talher aos sete meses de idade (comparação original!).

Neste fim de semana, a faxina foi no bairro Internamente. Mais precisamente no residencial de codinome “Eu”, situado na Rua Deitado no Sofá, sem número e coragem. O apartamento 306, no andar cerebral, seria a minha primeira missão do dia. A proprietária, senhorita Inspiração, bela como o próprio nome, pediu-me que arrumasse toda a bagunça formada por suas tentativas inúteis de escrever o útil. Senhorita Inspiração: de inspiração só tens o nome. Os escritos, em papeis amassados, não passavam de rabiscos feitos por mãos controladas por um cérebro criança. E que coincidência! Dando meia-volta na prosa e relendo o que escrevi até aqui, percebo que em mim existe o mesmo cérebro. Assim como em você! Se não, o que seus olhos fazem nesta linha?

Faxina feita, diária paga – assim é o mundo e o seu capitalismo da prosperidade utópica. Peguei o elevador em direção ao andar sentimental. Chegando à porta do apartamento agendado, minhas pernas ameaçaram correr. Correr ao andar cerebral – onde tudo é tão racional. Apenas ameaçaram. Toquei a campainha – o apartamento era o 520. O proprietário, ainda garoto, chamava-se Coração. Morava sozinho. Talvez cursasse a faculdade de Engenharia Amorosa.

Ele nada me disse – não foi necessário –, meus olhos viram a complexidade da bagunça e o tamanho do esforço que seria necessário para deixar aquele recinto limpo e agradável. De tão complexa que era a faxina a ser feita, Coração resolveu assinar minha carteira de trabalho.

Hoje, aqui deitado no sofá, me sinto contente. Contente por colocar os pinos nos eixos no apartamento de Coração.

Agora, se me dá licença, vou passar minhas férias no andar liberdade.

Enquanto a você, companheiro usuário do cérebro criança, pegue a vassoura e vá ao bairro Internamente: tem faxina à espera.

 

Severino Figueiredo

Deixe um comentário

